Criar uma Loja Virtual Grátis

Criacionismo ou Evolucionismo?

Criacionismo ou Evolucionismo?

Com certeza nos tempos contemporâneos, uma das maiores discussões é sobre o surgimento do homem na terra, e uma das maiores rivalidades estão entre cientistas e teólogos.

Seria o homem, uma criação divina, sob uma forma ainda atual? Ou seria ele resultado de uma seleção ocorrida entre as espécies?

Vamos analisar alguns conceitos:

Criacionismo

1. teol doutrina baseada no Gênesis bíblico, segundo a qual o mundo foi criado por Deus a partir do nada.

2. rel doutrina religiosa segundo a qual a alma de cada pessoa é criada no momento em que esta é concebida.

Fonte: Wikipédia (https://pt.wikipedia.org/wiki/Criacionismo)

 

Evolucionismo (Darwinismo)

 

1. Teoria evolucionista fundamentada nas ideias do naturalista inglês Charles Robert Darwin, na qual são propostos mecanismos baseados na seleção natural, para explicar a origem, a transformação e a perpetuação das espécies ao longo do tempo.

Fonte: Wikipédia (https://pt.wikipedia.org/wiki/Darwinismo)

Agora que sabemos o mais básico de ambos os conceitos, sabemos que o criacionismo, é uma crença.

Já o evolucionismo é uma teoria.

mas, o que é uma teoria?

Existem dois significados para a palavra “teoria” — o casual/informal, e o científico.
Coloquialmente, teoria é apenas uma opinião infundada sobre algum acontecimento — indistinguível de um mero “chute”. Cientificamente, por outro lado, uma teoria é uma série de explicações a respeito de algum fenômeno (assim como, por exemplo, a Teoria da Gravitação Universal). E essas explicações têm que fazer muito sentido.
Isso é porque na esfera científica, todos estão ativamente tentando DESPROVAR a sua teoria (esse princípio chama-se falseabilidade). O escrutínio da falseabilidade separa o joio do trigo, e deixa sobrando apenas as teorias que melhor explicam os fenômenos naturais que nos rodeiam.
(É curioso o quão similar a metodologia científica acaba sendo ao próprio processo de evolução por seleção natural, aliás. Só as teorias “mais aptas” sobrevivem.)
Uma teoria não é upgradeada pra lei quando decide-se que ela é verdadeira, como alguns erroneamente acreditam. Uma lei é uma previsão de como o universo se comporta ao ser submetido a uma condição (por exemplo, a equação gravitacional F=GMm/R^2). Uma teoria é o conjunto de idéias que explica porque isso acontece.
Uma teoria JAMAIS se torna uma lei; elas são coisas totalmente diferentes.

 

Portanto, diferente do que muitos pensam, teoria não é fundamentado no "eu acho", ou "deve ser", a teoria para ser uma teoria científica, deve conter sentido, fatos e argumentos que demonstrem coerência e veracidade com o tema abordado.

Logo quando analisamos o evolucionismo Darwinista podemos perceber que sendo uma teoria cientifica (aliás a mais aceita) devemos nos atentar de que não se trata de uma mentira, e sim de fatos e argumentos que PROVAM sua verdade, e por provar, ela é verdadeira.

Mas e a Bíblia?

Muitos questionam a teoria da evolução, por conta de que uma mentira a cerca de Darwin foi implantada nas cabeças dos crentes. A de que Darwin nega a Deus.

Mas diferente do que muitos acham, Darwin citou Deus com excelência em seu maior livro, a Origem das Espécies:

"...Não vejo razão alguma para que as opiniões desenvolvidas neste volume firam o sentimento religioso de quem quer que seja. Basta, além disso, para mostrar quanto estas espécies de impressões são passageiras, lembrar que a maior descoberta que o homem tem feito, a lei da atração universal, foi também atacada por Leibnitz, «como subversiva da religião natural, e, nestas condições, da religião revelada». Um eclesiástico célebre escrevia-me um dia, «que tinha acabado por compreender que acreditar na criação de algumas formas capazes de se desenvolver por si mesmas noutras formas necessárias, é ter uma concepção bem mais elevada de Deus, do que acreditar que houvesse necessidade de novos atos de criação para preencher as lacunas causadas pela ação das leis estabelecidas»..."

Note o seguinte trecho: 

"...acreditar na criação de algumas formas capazes de se desenvolver por si mesmas noutras formas necessárias, é ter uma concepção bem mais elevada de Deus..."

Mas e Deus? Não criou o homem?

Bom, primeiro vamos analisar (claro que superficialmente, pois aprofundado, apenas em um de nossos Estudos Bíblicos):

Gênesis 1:1-2

"No princípio criou Deus o céu e a terra.
E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas."

Mas em Isaías 45:18

"Porque assim diz o Senhor que tem criado os céus, o Deus que formou a terra, e a fez; ele a confirmou, não a criou vazia, mas a formou para que fosse habitada: Eu sou o Senhor e não há outro."

 

Logo encontramos uma contradição Bíblica. NÃO! Isso é apenas o que faltava para que muitos possam entender que existe um intervalo de tempo entre o versículo 1 e o versículo 2 de Gênesis cap.1.

Portanto, o que havia nesse meio tempo, só para constar, é o mundo pré adâmico, o mundo onde tudo se desenvolveu, para designar o plano do Senhor, e se tudo lá se desenvolveu, é de lá que temos fósseis, é de lá que as espécies evoluíram. Quer se aprofundar? Entre em contato e comesse a estudar conosco!

Não se entregue à ideias absurdas, na qual te prive de pensar. Deus te deu a racionalidade, use-a.